As peças de uma máquina possuem uma vida útil limitada. Mas algumas atitudes simples podem prolongar a durabilidade de um aparelho e preservar a qualidade do trabalho que ele executa. É o que acontece também com as impressoras. Para que elas continuem funcionando de maneira satisfatória até o fim de sua vida útil, é essencial realizar a manutenção preventiva de impressoras.
Fonte: Blog Valejet.
As impressoras são itens essenciais no local de trabalho e muito úteis até mesmo em casa. Elas são um complemento ao trabalho realizado no computador e, por isso, não podem ser dispensadas. Mas, para garantir que a impressora e a impressão rendam o máximo possível, é necessário não só realizar a manutenção quando há algum problema, mas também a manutenção preventiva, evitando danos ao hardware.
Para as impressoras utilizadas em escritório, recomenda-se realizar a manutenção preventiva de seis em seis meses. No caso das impressoras de uso doméstico, o período pode variar entre oito e 12 meses, de acordo com o uso.
Assim como outras máquinas, o uso repetitivo de uma impressora ocasiona um desgaste no equipamento. A deterioração é normal, mas pode causar danos permanentes em uma impressora. Daí a importância da manutenção preventiva de impressoras.
A manutenção preventiva consiste em três etapas: limpeza, lubrificação e regulagem. A limpeza deve ser cuidadosa para não danificar o aparelho. A impressora é desmontada e cada peça é lavada separadamente. O processo de remontagem também é delicado, pois as peças devem ser colocadas no lugar correto e cuidadosamente.
Depois da realização da limpeza, é hora da etapa de lubrificação. Durante a montagem, após a lavagem das peças, cada uma delas é lubrificada com um produto específico para este objetivo.
A última etapa do processo de manutenção preventiva de impressoras é a mais delicada. Após a lavagem das peças, lubrificação e montagem, é necessário regular e calibrar as peças do equipamento, para garantir que funcionem corretamente.
Fonte: Uol.
Muitas vezes, uma empresa realiza a terceirização de processos que não fazem parte das suas expertises. Essa ação é conhecida como outsourcing e permite que uma empresa contrate outra capaz de realizar com maior especialização algum serviço.
O outsourcing de impressão é um desses casos. Ele consiste em terceirizar o processo de impressão e cópias de uma empresa. Essa é uma atividade que têm crescido entre o meio empresarial não só com impressões e cópias, mas com diversos serviços, pois poupa recursos e otimiza os processos da empresa.
O processo de outsourcing de impressão é realizado em cinco etapas: levantamento dos volumes de impressão e custos; proposta de valores para a contratação do serviço; implantação do serviço; treinamento dos funcionários para operar os equipamentos; e, por fim, operação. Durante a operação, os responsáveis pelo serviço acompanham e gerenciam as atividades, realizam manutenções e dão assistência quando necessário.
Isso ocorre também porque o custo com as impressões é algo difícil de medir e, portanto, difícil de gerenciar. Por isso, muitos empresários tomam a decisão de terceirizar o serviço para facilitar a gestão de recursos e facilitar o serviço de impressão e cópias, para que não precisem mais deslocar recursos para realizar esse trabalho.
O outsourcing de impressão também permite que a empresa foque todos os recursos e capital em seus fins principais, ou seja, o produto ou serviço que oferece.
O outsourcing de impressão apresenta bons resultados ao aumentar a produtividade das empresas que optam por ele, aumentando a competitividade no mercado.
Ao contratar uma empresa especialista em impressão e cópias, ao invés de realizar esse processo em sua própria empresa, o empresário também terá mais acesso às atualizações tecnológicas, porque a empresa contratada buscará prestar sempre o melhor serviço.
Fonte: CETEP.
Isso também diminui o custo de propriedade, ou TCO, e reduz o número de fornecedores, pois permite uma manutenção e suporte padronizados. Além disso, como já foi citado, os custos de operação da empresa diminuem e torna-se mais fácil gerenciá-los.
Portanto, o outsourcing de impressão é uma boa alternativa para as empresas que desejam focar em suas atividades finais e, ainda assim, ter um serviço de qualidade, com atualização tecnológica e assistência adequada para os serviços de impressão e cópias.