A recarga de cartuchos se tornou algo popular. Porém, usar cartuchos recarregados pode não ser uma opção tão boa e barata quanto muita gente pensa. Veja como os cartuchos recarregados podem danificar sua impressora.
Fonte: GRB.
É verdade que muita gente usa cartuchos recarregados há anos sem ter nenhum problema. Eles são bem baratos e fáceis de conseguir, o que atrai um grande número de pessoas. Porém, muita gente não se dá conta de que um cartucho recarregado é uma peça que já passou por um desgaste natural, o que tende a fazer com que ele apresente muitos problemas.
Toda peça é produzida para aguentar um determinado desgaste e há componentes nos cartuchos de impressoras que se deterioram já na primeira usada. Outros, até podem ser reciclados e reaproveitados, mas isso deve ser feito pela fábrica do cartucho, que tem processos específicos para a recuperação de componentes.
A técnica de recarga de cartucho é simples e muita gente consegue até fazê-la em casa. Basta ter uma seringa, uma tinta apropriada para impressora e saber onde aplicá-la. Pronto: logo você tem um cartucho carregado e pronto para usar, porém sem nenhuma garantia e que pode, inclusive, queimar sua impressora.
Fonte: Ebay.
Existem também os cartuchos remanufaturados, que passam por um processo de limpeza e recuperação antes de receber uma nova tinta. Porém mesmo este processo não recupera totalmente o cartucho, pois não há como deixá-lo como novo, uma vez que ele já foi usado e sofreu todo desgaste que poderia.
Muitos cartuchos passam por tantas recargas que, em um determinado momento, acabam apresentando algum erro ou problema. Alguns, inclusive, vazam ou chegam a estourar, causando vários transtornos e fazendo com que seja necessário enviar a impressora para manutenção, muitas vezes levando a um grande gasto.
Também vale destacar que um cartucho recarregado nunca irá render tanto quanto um novo. Isso acontece porque, muitas vezes, a quantidade de tinta colocada durante a recarga é pouca para evitar problemas de vazamento. É por isso que, muitas vezes, assim que você colocar o cartucho recarregado na impressora, ela logo acusa baixo nível de tinta.
Fonte: Quora.
Porém, mesmo tendo todo cuidado ao recarregar um cartucho de impressora, não é possível garantir que ele não apresentará problemas. Cartuchos recarregados têm a tendência de soltar muita tinta, inclusive atingindo o conjunto mecânico da impressora. O líquido pode acabar pulverizando o interior da máquina, até mesmo vazando completamente e inutilizando a impressora.
Quando isso acontece, muitas vezes, até a garantia da própria impressora pode ser revogada pelo fabricante. Muita gente não sabe, mas a maioria das marcas considera o uso de cartuchos recarregados uma violação da garantia, o que faz com que o usuário a perca e ainda tenha que pagar pelo conserto da máquina.
Também vale lembrar que não é só a maquina que garante uma boa qualidade de impressão. Parte desta qualidade também está no cartucho, que é desenvolvido para trabalhar em conjunto com a impressora. Não é incomum que impressões feitas com cartuchos recarregados apresentem problemas como manchas e falhas, que nada tem a ver com a impressora, mas com o cartucho em si.
Fonte: Techwalla.
Vale destacar que, atualmente, a tecnologia usada na fabricação de impressoras permite que a máquina reconheça não só se o cartucho instalado é original, como também se ele é recarregado. Muitas impressoras não reconhecem cartuchos recarregados, o que pode atrapalhar o trabalho do usuário, que precisará comprar um cartucho novo às pressas.
Um cartucho recarregado jamais terá a mesma durabilidade ou qualidade de um novo e original, além de poder estragar sua impressora de forma irremediável. Por isso, vale a pena colocar na balança o custo/benefício de usar os diferentes tipos de cartucho para se fazer a escolha mais acertada e consciente.