Quem realiza muitas impressões sabe que o custo de manter uma impressora pessoal pode ser bem alto, principalmente se levarmos em conta o valor da eletricidade gasta. Por isso, se você deseja começar a economizar um pouco, veja como reduzir custos da impressora pessoal:
Fonte: Small Business.
Evite impressões desnecessárias: será que é realmente importante imprimir um documento ou vale a pena anotar as informações num papel? Muitas vezes, realizamos várias impressões desnecessárias pois não refletimos muito bem sobre a relevância do conteúdo da impressão.
Por isso, antes de enviar qualquer documento para impressão, pense muito bem em sua utilidade. Além de gastar tinta e eletricidade, você também acaba gastando mais papel, o que é péssimo para natureza. Hoje em dia é possível fazer anotações até no celular. Portanto, pense bem sobre a necessidade de imprimir um documento.
Imprima somente as páginas necessárias: você sabia que não é necessário imprimir um documento inteiro quando você só precisa de algumas páginas? Basta selecionar apenas as páginas a serem impressas na hora que estiver enviando o documento para impressão.
Muitas vezes, por causa de poucas páginas, imprimimos documentos inteiros desnecessariamente. Mas, com a possibilidade de imprimir somente um intervalo de páginas (ou até somente uma página), reduzir custos da impressora pessoal pode ficar bem mais fácil.
Fonte: Small Business.
Configure corretamente a impressora: Atualmente, os programas permitem escolher se você vai imprimir texto, imagens ou um arquivo misto. E utilizar a configuração correta da impressora pode ajudar a melhorar a qualidade da impressão e ainda realizar alguma economia.
Se o material que você vai imprimir foi apenas para correção ou uso pessoal, por exemplo, você pode utilizar o modo de rascunho rápido, que gasta menos tinta. Já se você irá imprimir imagens, configure a impressora para este modo e obtenha um arquivo de melhor qualidade.
Crie o hábito de ler no computador: pode ser bem difícil no início, mas criar o hábito de ler na tela do computador evita uma série de impressões desnecessárias e ainda pode te ajudar a reduzir custos da impressora pessoal. Isso porque não necessita que você imprima nada, ajudando a economizar a impressora, seus periféricos e, ainda, muito papel.
Vale lembrar que grande parte do lixo que produzimos é constituído de papel e isso tem um impacto ambiental enorme, principalmente porque a maioria das cidades ainda não possui um sistema de coleta seletiva eficiente. Por isso, evite o desperdício de papel e habitue-se a ler no computador.
Fonte: Which CO.
Faça manutenção preventiva: uma impressora que fica muito tempo sem trabalhar pode acabar dando muito mais problemas do que aquelas utilizadas constantemente. Quando uma impressora fica muito tempo parada, seus cartuchos e sua lubrificação tendem a ressecar e os cabeçotes podem entupir, gerando altos gastos de manutenção.
Por isso, realize sempre a manutenção preventiva, imprimindo pelo menos uma página de teste por semana, para evitar ressecamento e entupimento. E, ao sinal de qualquer problema que você não consiga resolver, chame um técnico.
Use suprimentos de boa qualidade: ao dar preferência a toners e cartuchos originais, você mantém sua impressora a salvo de vários problemas. Isso porque esses cartuchos possuem garantia e ajudam a melhorar o desempenho da impressora sem causar danos ao equipamento, além de melhorar sua vida útil.
Por melhor que seja a atual tecnologia utilizada para recondicionar cartuchos e toners, eles não oferecem nenhuma garantia de que o suprimento não causará problemas na sua impressora. Por isso, nada melhor do que usar suprimentos originais e de boa qualidade.
Fonte: Howng.
Use a impressão frente e verso: não é difícil utilizar os dois lados do papel. A maioria das impressoras já oferece essa possibilidade, o que pode gerar uma boa economia em relação a utilização do papel, tornando sua vida mais sustentável.
Uma pesquisa da HP revelou que utilizar a impressão frente e verso pode ajudar a reduzir em até 30% o consumo de papel nas empresas. E se essa atitude é tão relevante para as empresa, por que não aplicá-la em casa?
Só utilize a impressão colorida quando for necessário: pouca gente sabe, mas as impressões coloridas costumam custar até oito vezes mais do que uma impressão monocromática. Por isso, só utilize a impressão colorida quando for realmente necessário, como é o caso de trabalhos ou documentos oficiais.
Em outros casos, tente utilizar sempre a impressora no modo monocromático, em que as cores são transformadas em escalas de cinza. Essa é uma forma inteligente de reduzir custos da impressora pessoal.