Muita gente acha que cartucho e toner é a mesma coisa. Mas não! Apesar de possuírem o mesmo objetivo (a impressão de um conteúdo que está no computador sobre um suporte), existem várias diferenças entre cartucho e toner.
Talvez a principal diferença entre eles é que o toner é utilizado em impressoras a laser e o cartucho é usado em impressoras a jato de tinta. Outra diferença importante está na tecnologia utilizada para a impressão.
Dentro do toner há pigmentos em pó que, quando aquecidos, são transferidos pelos cilindros da impressora para o papel gerando o documento original. O toner é carregado com pigmentos nas cores primárias (ciano, magenta, amarelo e preto) ou pode ter também somente pigmento preto, de acordo com o tipo de impressão que a máquina proporciona.
Pode parecer um pouco confuso imprimir com pó, mas na realidade essa opção oferece alta performance do material impresso. A impressora a laser utiliza a polarização do pó de carbono para fazê-lo aderir melhor na superfície, gerando impressões de ótimo acabamento e aparência envernizada.
Já os cartuchos contém tinta líquida, que vai sendo liberada sobre o papel de acordo com a matriz de impressão, exatamente na quantidade necessária. Os cartuchos também são carregados com tintas nas cores nas primárias ou podem ser somente de tinta preta.
As impressoras as laser, que utilizam toner, tem uma tecnologia mais recente e são mais utilizadas em gráficas e empresas, enquanto as impressoras a jato de tinta, que são mais antigas no mercado e usam cartuchos, são muito mais utilizadas em casa, para impressões pequenas e simples.
Isso acontece, muitas vezes, devido ao valor das impressoras. As impressoras que utilizam cartuchos tendem a ter um valor mais acessível, por isso são tão comuns nas casas. Para quem faz pequenas impressões ou necessita de poucas tiragens, as impressoras a jato de tinta apresentam uma série de benefícios.
Já as impressoras que usam toner são mais caras e próprias para impressões mais robustas ou para quem deseja fazer muitas cópias de um mesmo documento. Em se tratando da produção de grandes tiragens, as impressoras a laser oferecem um ótimo custo benefício, tendo em vista o grande rendimento do toner.
Além disso, as impressões feitas com toner costumam ter melhor durabilidade e qualidade do que as feitas com cartucho de tinta. Isso porque as impressões a laser tem a necessidade de parecer mais profissional, enquanto as impressões feitas com jato de tinta são, na maioria das vezes, para trabalhos escolares ou outras necessidades do dia a dia.
Para saber qual desses tipos de impressão atende melhor as suas necessidades é importante avaliar o uso que você faz da impressora no dia a dia. O toner possui uma vida útil e qualidade de impressão maior que a dos cartuchos e são indicados, por exemplo, para impressão de fotografias ou imagens.
Em contrapartida, quem utiliza a impressora de forma caseira, pode optar por uma impressora que utiliza cartucho. Rascunhos, boletos e trabalhos de escola não necessitam apresentar uma qualidade visual extraordinária e podem ser impressos rapidamente por uma impressora a jato de tinta caseira.