Antigamente, era comum ter um computador, uma impressora, um fax, um escâner e vários outros acessórios em um escritório bem aparelhado. Com o passar do tempo e a evolução da tecnologia, todos esses aparelhos acabaram condensados em um só: a impressora multifuncional. Mas será que é melhor ter uma multifuncional ou vários aparelhos independentes?
Fonte: Canstar Blue.
As impressoras multifuncionais foram criadas exatamente pensando em facilitar a vida das pessoas. Assim, em um único aparelho, é possível realizar impressões, tirar cópias, escanear imagens e, em alguns casos, até receber fax. Ter todas essas funções em um único aparelho também ajuda a economizar espaço, liberando superfícies para outros objetos.
Há também impressoras multifuncionais sem fio, que facilitam ainda mais determinadas funções, mantendo o escritório esteticamente mais bonito, sem todos aqueles fios passando de um lado para o outro. Isso também torna mais fácil compartilhar a multifuncional, tendo em vista que, atualmente, esse tipo de aparelho também aceita conexões sem fio com smartphones.
Ao desempenhar várias funções, as impressoras multifuncionais também ajudam a economizar energia. Afinal, ao invés de ter quatro ou cinco aparelhos ligados e consumindo eletricidade, você mantém apenas um. E como é uma tecnologia bem moderna, a impressora multifuncional costuma ser bastante econômica, significando um impacto mínimo na conta.
Quem não tem acompanhado a evolução deste tipo de aparelho deve ter na memória uma imagem daquelas enormes máquinas de quando as primeiras multifuncionais chegaram ao mercado. E é claro que existem máquinas mais robustas, ideais para usos industriais, mas também existem multifuncionais bastante compactas que cabem em qualquer cantinho.
Fonte: Amazon.
Mesmo para usos caseiros, como a impressão de trabalhos escolares ou cópias de documentos esporadicamente, ter uma multifuncional pode ser ainda mais vantajoso. Afinal, ter uma série de aparelhos eletrônicos em casa pode ser ainda mais complicado, mas uma impressora multifuncional compacta cabe em qualquer superfície.
Vale ressaltar que multifuncionais são equipamentos fáceis de instalar e de manutenção simples. Suas peças de reposição costumam ser baratas e encontradas com facilidade, assim como seus cartuchos e toner para repor os que acabarem. Se a impressora não for muito utilizada, basta imprimir uma folha por semana para que ela se mantenha como nova por muito tempo.
Mas também existem pessoas que preferem ter uma série de aparelhos separados ao invés de um único. Afinal, se a impressora multifuncional parar de funcionar, isso pode causar um enorme transtorno, principalmente se esta for a única máquina de uma empresa, por exemplo. Em ambientes empresariais, ficar sem impressora e copiadora pode ser um enorme problema.
No caso de empresas, para evitar este tipo de situação, o ideal é não ter apenas um aparelho e manter um projeto de outsourcing de impressão. Dessa forma, quando uma máquina apresentar problemas, há outra para substituí-la. E basta acionar a empresa fornecedora do outsourcing informando o ocorrido que o aparelho com defeito é trocado imediatamente.
Fonte: Brockoa.
Uma empresa que possua impressora, copiadora, escâner, fax e outros aparelhos para poder funcionar corretamente pode acabar tendo problemas de espaço. Afinal, todos esses acessórios ocupam espaço, podem poluir o visual do escritório e gastar muita energia. Além disso, a situação pode passar a impressão de que a empresa não se atualizou e está obsoleta, assim como seus aparelhos e acessórios.
Com todas essas informações fica bem mais fácil decidir se é melhor ter uma multifuncional ou vários aparelhos independentes. E, caso sua empresa esteja precisando renovar o parque de impressões ou de um projeto de outsourcing, basta entrar em contato com a Max Quality, que tem muita experiência em oferecer as soluções mais viáveis e econômicas para seus clientes.