Quando o assunto é impressora para usar no trabalho, todo mundo quer uma máquina que atenda bem suas necessidades diárias e não seja muito cara. O problema é que, na hora de escolher, quem faz a compra da máquina pode acabar levando apenas o preço da máquina em consideração. Então, qual a melhor impressora para usar no trabalho?
Fonte: Pinterest.
Na verdade, não há uma resposta única a essa pergunta. É preciso levar em conta alguns fatores na hora de escolher uma impressora para usar numa empresa ou escritório. Muitas vezes, as máquinas que são vendidas por valores mais convidativos não estão preparadas para atender a uma grande demanda. Ou seja, elas não são impressoras feitas para imprimir grandes volumes rapidamente.
Nestes casos, o que ocorre é que, além da velocidade de impressão não atender as necessidades da empresa, ela provavelmente apresentará problemas de desgastes rapidamente. Existem ótimas impressoras no mercado, mas que são voltadas mais para quem vai utilizá-las em casa, e não no trabalho. E é bem importante estar atento a isso.
Conhecer o volume de impressão da empresa também é importante para se obter o melhor custo benefício. Se você não tem ideia de qual é seu volume de impressão, tente verificar a quantidade de resmas de papel utilizadas ao mês. Saber este número permite buscar por impressoras que possuam um ciclo mensal de impressões maior, o que geralmente garante uma vida maior ao equipamento.
Fonte: Office Technology.
Outro fator a se levar em consideração ao escolher uma impressora para usar no trabalho é o valor de seu toner ou cartucho. Existem marcas que possuem periféricos mais acessíveis e, mesmo que a máquina seja mais cara, a longo prazo isso vai se mostrar uma vantagem. Afinal, a impressora não precisa ser substituída sempre, já cartuchos e toners precisam de troca periódica.
Também vale a pena verificar o rendimento de cada recarga de tinta. Existem realmente cartuchos e toners com uma quantidade maior de tinta e que, logo, rendem um pouco mais. Outra opção é ver se a impressora aceita bulk ink, que é um reservatório de tinta bem maior e que tende a render bem mais que cartuchos tradicionais, ajudando a diminuir os custos por impressão.
E vale lembrar que, em se tratando de impressoras para usar no trabalho, investir em cartuchos e toners originais pode ser um diferencial importante, que não só fará com que suas impressões apresentem alta qualidade, como também prolongará a vida útil de sua máquina. Cartuchos e toners recarregados ou falsificados podem danificar sua impressora, então vale a pena ficar longe deles.
Fonte: Find my order.
Quem está escolhendo uma impressora para usar no trabalho também terá que optar entre uma a laser ou a jato de tinta. As impressoras a laser usam toners, costumam ser bem rápidas e apresentam uma excelente qualidade de impressão. Elas tendem a ser um pouco mais caras, mas em empresas que imprimem grandes volumes, elas ajudam a diminuir o custo por impressão.
Já as impressoras a jato de tinta são as mais comuns. Elas são baratas e quase não precisam de manutenção. Impressoras deste tipo usam cartuchos de tinta que costumam ser bem acessíveis e que geram ótimas impressões. Porém, muitas não estão preparadas para atender uma grande demanda de impressões, o que pode ser um problema para uma empresa.
Tentar escolher a melhor impressora para usar no trabalho pode exigir muita atenção aos detalhes, mas ter a máquina certa é um diferencial importante e que pode ajudar seu negócio a poupar bastante. Vale lembrar que um bom investimento passa pelo parque de impressões e, por isso, fazer uma escolha inteligente e bem pensada quanto às impressoras é fundamental.