Quem não gosta daquele monte de fios que costumam se juntar atrás da mesa do computador costuma adorar as impressoras com wi-fi. Mas será que vale a pena investir neste tipo de impressora?
Atualmente, é muito comum a oferta de impressoras sem fio, que não precisão estar conectadas com computadores através de cabos para poder imprimir documentos. A facilidade oferece várias vantagens, principalmente para ambientes que possuem muitos computadores que necessitam conectar-se a impressora.
A conexão wi-fi é, atualmente, a mais utilizada no mundo. Ela permite a criação de redes sem fio, conectando não só computadores a impressoras, mas todos os tipos de dispositivos móveis entre si e com a internet, facilitando muito a vida tanto em casa quanto no escritório.
E as impressoras com wi-fi caíram no gosto popular, apesar do preço superior. Hoje em dia praticamente toda impressora posta no mercado possui wi-fi, pois essa é uma das principais exigências dos compradores.
O wi-fi permite que não seja necessário estar em um computador para realizar impressões. Como a conexão com a impressora é feita de forma remota, é possível imprimir a partir de praticamente todo tipo de dispositivo, seja ele um notebook, um tablet ou um smartphone. Basta que ele seja compatível com a impressora.
Outra vantagem das impressoras com wi-fi é o alcance do sinal, que geralmente é bem grande, o que permite pessoas que estejam em qualquer cômodo de uma casa, por exemplo, realizar impressões sem precisar ir até o local em que a impressora está.
Algumas impressoras utilizam o wi-fi da internet para se conectar aos computadores. No entanto, uma vez que a internet pare de funcionar, a possibilidade de realizar impressões remotamente também é interrompida. Há também impressoras que possuem seu próprio wi-fi, tornando possível utiliza-la mesmo se internet, o que é ainda mais vantajoso.
Outra vantagem das impressoras com wi-fi é sua alta compatibilidade com diferentes marcas, dispositivos e sistemas operacionais. Mesmo que os computadores de uma casa ou escritório sejam completamente diferentes, ainda é possível que todos operem a mesma impressora. E, caso ocorra alguma emergência, é possível imprimir de qualquer outro dispositivo.
No entanto, quando falamos de impressoras sem fio, é preciso lembrar que a conexão wi-fi não é a única que existe. Há impressoras sem fio que se conectam com computadores e outros aparelhos através de infravermelho ou bluetooth.
O bluetooth é o segundo tipo de conexão mais utilizada por impressoras e funciona de forma semelhante ao wi-fi. Através do bluetooth, que utiliza ondas de rádio, também é possível conectar todo tipo de dispositivo a impressora.
Assim como na conexão wi-fi, computadores e dispositivos não necessitam estar fisicamente próximos à impressora para realizar impressões. No entanto, quanto mais próximos eles estiverem, mais forte será o sinal da conexão.
A principal desvantagem de impressoras sem fio com conexão via bluetooth é que nem todo dispositivo oferece esse tipo de conexão, o que acarretaria um gasto a mais com a adequação dos computadores, tendo em vista que o bluetooth é mais comum em smartphones e tablets.
Outro tipo de conexão sem fio é via infravermelho, uma tecnologia que é cada vez menos usada. Isso porque não há muitos dispositivos que ainda sejam compatíveis com ela. Além disso, comparada aos outros tipos de conexão, a via infravermelho é a que exige a maior proximidade do computador com a impressora.
Outra desvantagem de impressoras que usam esse tipo de conexão é que a transmissão de dados via infravermelho costuma ser lento, o que pode levar a uma grande demora ou falhas nas impressões.