Você sabe o que é gerenciamento de impressão? Quando falamos sobre o mundo dos negócios, este é um tema totalmente relevante, principalmente por se tratar de uma técnica que pode diminuir gastos da empresa e aumentar ainda mais as receitas mensais, além de melhorar a assertividade dos funcionários e aumentar a produtividade.
Mas o que, de fato, é gerenciamento de impressão? Qual a relação do seu conceito com o mundo corporativo? Como esse gerenciamento pode ajudar na economia? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Quer saber mais? Então confira o conteúdo abaixo.
O que é gerenciamento de impressão?
Podemos conceituar “gerenciamento de impressão” como um conjunto de técnicas utilizadas pelas empresas com o objetivo de manter o controle sobre todo o material impresso na corporação.
A tecnologia proporcionou formas mais eficazes de gerenciar essa produção, sendo ela hoje feita por meio de softwares de bilhetagem de impressão, uso de servidores de impressão e recursos outros recursos que garantem uma impressão mais segura.
Com isso, o gerenciamento de impressão permite que você mantenha um ritmo simplificado de impressão no local de trabalho e ainda economize com materiais de impressão, como: tinta, papel, cartucho, chegando a evitar um desgaste desnecessário da própria impressora e seus componentes.
Economia proporcionada pelo gerenciamento de impressão
É claro que, uma das principais consequências de todos os resultados levados pelo gerenciamento de impressão, podemos destacar a maior economia financeira da empresa no final do mês. Mas, além disso, torna o trabalho no ambiente organizacional mais assertivo e eficaz, evitando impressões desnecessárias.
Estes resultados positivos podem ser potencializados ainda mais com algumas dicas de economia de impressão que já demos em artigos anteriores. Você tem acesso a dicas para economizar com tintas e evitar gastos com energia elétrica desnecessários com a impressora.
De certa forma, podemos concluir que estas dicas também se encaixam como técnicas de gerenciamento de impressão, mas não estão relacionadas a um software, sendo ligadas ao trabalho manual de cada funcionário.
Estudos realizados nos últimos anos, e intensificados com a ascensão do gerenciamento de impressão, indicam que a aplicação dessas técnicas promove uma economia de até 30% com gastos de tinta, energia, papel, cartuchos e manutenção.
É sempre importante destacar que esse gerenciamento é extremamente eficaz quando feito de maneira correta e dentro das normas estabelecidas nos softwares. Com isso, pode-se chegar ao ponto de economia citado acima.
Mas além disso, o gerenciamento de impressão permite que você garanta processos mais otimizados, o que diminui o desperdício e evita casos de extravio de documentos, garantindo um maior sigilo de dados no ambiente organizacional.
Como garantir uma boa gestão de impressão?
Como já mencionamos em algumas oportunidades neste artigo, o que garante uma boa gestão de impressão é, sem dúvidas, a forma como ela é implementada e a organização da infraestrutura das impressoras com a implantação de servidores, estes que serão responsáveis pela organização do fluxo de trabalho, facilitando a gestão de impressão.
Ainda devemos destacar a importância do uso de um software de bilhetagem de impressão, que torna possível o acompanhamento de perto o volume de impressos, ver a comparação do período de uso e verificar se há desperdício de materiais e folhas de papel.
No entanto, para ter mais assertividade nas suas técnicas de gerenciamento de impressão e colher melhores resultados de economia e segurança, o melhor é poder contar com a ajuda de uma empresa especializada nesta tarefa.
A Max Quality conta com diversos serviços ligados ao ramo de impressão, principalmente locação de impressoras, serviços para a área médica e gerenciamento de impressão. Quer saber mais? Entre em contato conosco e faça já o seu orçamento.