O bulk ink surgiu de uma das grandes necessidades que todos temos atualmente: economizar. Esse acessórios ajuda a economizar tinta ao realizar impressões, pois tem valor inferior a cartuchos, o que proporciona um menor custo por impressão. Mas o que fazer quando o bulk ink apresenta problemas?
Fonte: Inkxpro.
O que muita gente não sabe é que fatores como umidade do ar e temperatura do ambiente podem acabar influenciando no funcionamento do bulk ink. Se a temperatura estiver muito alta, como acontece no verão, ou a umidade relativa do ar estiver muito alta ou muito baixa, pode fazer com que os reservatórios de tinta se comportem de forma adversa.
Impressoras com esse tipo acessório funcionam melhor em ambientes com temperatura menor a 35°C e umidade relativa de 40% a 60%. Quando estes parâmetros não estão em ordem, isso pode fazer com que o bulk ink não funcione direito, apresentando erros de impressão e necessitando de limpezas mais frequentes, o que leva a um desperdício de tinta e papel.
É claro que raramente expomos uma impressora a essa situação, que é mais comum no verão. Se isso tem acontecido com você, experimente colocar a máquina para imprimir somente depois da temperatura da sala ter alcançado um valor adequado. Afinal, o ar condiciona precisa de um tempo para refrigerar o ambiente.
Outro problema comum são as falhas de impressão. Isso geralmente ocorre quando entra ar no bulk ink, que precisa de um pequeno vácuo para que a tinta corra corretamente dos reservatórios externos para os internos. Se no seu caso isso ocorre com frequência, é provável que os reservatórios não estejam posicionados no local certo.
Fonte: The James Parker.
Para que a tinta corra com mais facilidade para dentro da impressora, nada melhor do que usar a gravidade a seu favor. Por isso, posicione o reservatório um pouco acima da cabeça de impressão. Geralmente, manter o bulk ink na mesma altura que a impressora já resolve este problema, assim como buscar manter os reservatórios de tinta sempre cheios.
Comprar tintas de boa qualidade também pode fazer uma enorme diferença. Apesar de um pouco mais caras, tintas de qualidade superior dificilmente causam problemas, como entupimentos ou danos em peças da impressora, por exemplo, e tendem a durar mais e fazer com que não ocorram muitos desperdícios, levando a um custo por impressão menor.
Vale lembrar que a falta de uso também pode danificar o bulk ink, pois este costuma ser um sistema comumente indicado para quem realiza pelo menos 10 impressões diárias. Quando fica muito tempo sem uso, é normal que ocorram entupimentos, tanto das mangueiras quanto das cabeças de impressão, o que pode levar a um pequeno desperdício de material, gerando prejuízos.
Além disso, quando a manutenção preventiva da impressora não é feita, as mangueiras que ligam os reservatórios externos aos internos tendem a ressecar. Isso não só contribui para que entupimentos apareçam, como também torna as mangueiras mais frágeis. Assim, mesmo o movimento natural da impressão ou um esbarrão pode causar avarias, tornando necessária a troca de peças.
Fonte: Alibaba.
Outra atenção especial que é preciso dar as mangueiras do bulk ink é sempre verificar se elas estão corretamente esticadas. Como qualquer mangueira, caso ela fique dobrada, a tinta não terá como passar, o que fará com que a impressão apresente erros. Esse é um problema que pode ser resolvido facilmente, mas nem sempre nos atentamos ao detalhe.
E, caso você tenha uma empresa e esteja procurando formas de economizar com impressões na empresa, ter impressoras com bulk ink pode ajudar, mas um outsourcing de impressão pode ser ainda melhor.