Muita gente já se viu em dúvida sobre qual tipo de impressora comprar. Qual a diferença entre impressora e multifuncional? O que levar em conta na hora de adquirir uma delas? Quais vantagens cada uma delas oferece?
Antigamente, tudo o que a impressora fazia era imprimir: sua única função era passar para o papel documentos virtuais. Isso até facilitava a compra, pois era mais fácil prestar atenção aos detalhes técnicos da máquina.
A tecnologia evoluiu e hoje em dia temos impressoras que não só imprimem como também funcionam como scanner, copiadora e até fax: são as multifuncionais.
Logo que começaram a aparecer no mercado, as multifuncionais eram bastante grandes e caras. Com o tempo e a evolução tecnológica, sua fabricação foi sendo barateada e, atualmente, existem máquinas bastante compactas e com preços muito competitivos que podem funcionar muito bem tanto em um escritório quanto para impressões caseiras.
Se você está em dúvida sobre qual escolher, precisa ficar atento nas principais diferenças entre impressora e multifuncional.
A estrutura da impressora convencional é compacta e cabe praticamente em qualquer lugar. No entanto, ela atende apenas a necessidade de imprimir arquivos. As impressoras mais simples podem ser boas para quem faz impressões esporádicas, como pequenos documentos e trabalhos escolares.
Já as multifuncionais são mais robustas e ocupam um pouco mais de espaço. No entanto, podem atender a inúmeras necessidades cotidianas. Em um mesmo aparelho é possível ter impressora, scanner, copiadora e fax. Levando-se isso tudo em conta, uma multifuncional nem ocupa tanto espaço se pensarmos na quantidade de tarefas que ela pode executar.
Como se decidir por uma impressora ou uma multifuncional?
Escolher entre uma impressora comum ou uma multifuncional nem sempre é fácil. O preço de ambas é acessível e cada uma tem suas vantagens. Portanto, antes de optar por uma delas, é necessário ponderar sobre como o aparelho será usado.
Você precisa de uma impressora? Imprime várias páginas por dia ou apenas algumas por mês? Precisa escanear várias imagens e documentos ou raramente tem essa demanda? Precisa realmente de um aparelho para receber fax? Todas essas perguntas são importantes, pois ajudarão na sua escolha.
As impressoras convencionais costumam ser mais baratas. No entanto, as multifuncionais não tem um preço tão exorbitante. Mas quem não vê muita utilidade nas várias funcionalidades de uma multifuncional para seu cotidiano não precisa gastar esse dinheiro extra com ela.
Estudantes, por exemplo, não possuem demanda por impressões muito elaboradas ou complexas. Para eles, na maioria dos casos, uma impressora convencional é capaz de suprir bem suas necessidades, pois utilizam, basicamente, a impressão para textos. Já em escritórios em que é preciso imprimir, escanear e copiar documentos constantemente, investir em uma multifuncional pode valer a pena, pois facilitará o trabalho de todos.
Geralmente, as impressoras convencionais oferecem um valor por impressão mais barato do que as multifuncionais, pois elas gastam menos tinta ou toner na hora de imprimir. As multifuncionais costumam gastar um pouco mais de tinta, principalmente para fazer cópias. Por isso, ao escolher a impressora, vale a pena levar em conta não só o valor da máquina como também do cartucho ou toner que ela precisa para funcionar. Procure saber quantas páginas um cartucho ou toner consegue imprimir para fazer uma média geral do preço por impressão.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre impressoras e multifuncionais já pode escolher qual a mais adequada as suas necessidades. Mas se você ainda não conseguiu optar, consulte uma empresa especializada em impressoras e impressões. Com certeza, seus profissionais conseguirão te aconselhar bem para que você faça a melhor opção entre as impressoras e multifuncionais disponíveis no mercado.