Lidamos com impressoras térmicas o tempo todo no nosso dia a dia: quando tiramos extrato no banco, quando recebemos comprovantes de pagamento, cupons e até quando pegamos o comprovante fiscal no mercado. Elas são bem práticas e econômicas para as empresas, o que as tornou muito populares no comércio. Saiba mais sobre impressoras térmicas.
Fonte: BBC.
As impressoras térmicas não necessitam de cartucho ou toner. Quando a cabeça de impressão aquece, ela queima áreas específicas do papel, formando textos e imagens. Mas, para que isso seja possível, é preciso usar um tipo de papel térmico especial (também chamado de termocrômico), que é impregnado de uma substância química que muda de cor ao entrar em contato com o calor.
As impressoras térmicas são extremamente silenciosas e rápidas, o que as tornam muito vantajosas para o comércio. Além disso, como não precisam de cartucho ou toner para funcionar, elas também não produzem quase nenhum resíduo, o que é ótimo para a natureza. Para empresas que precisam de um sistema automático de impressão, as impressoras térmicas são imprescindíveis para o dia a dia.
O gerenciamento dos materiais gastos com as impressoras térmicas também é muito mais simples, afinal elas só necessitam das bobinas próprias para funcionar corretamente. Isso também diminui a necessidade de armazenamento de materiais e insumos, liberando espaço para estocar outros materiais que sejam mais importantes para a empresa.
Outra vantagem das impressoras térmicas é que elas quase não necessitam de manutenção, levando as empresas a economizar dinheiro. Se utilizada corretamente e com materiais de boa qualidade, uma impressora térmica pode passar anos sem a necessidade de substituição. E vale lembrar que elas imprimem muito gastando muito pouca energia elétrica.
Fonte: Brother Store.
As impressões geradas por este tipo de impressora são muito nítidas e fáceis de ler, o que as tornam perfeitas não só para a emissão de cupons e notas, mas também para etiquetas e códigos de barra. As companhias aéreas, por exemplo, usam as impressoras térmicas não só para imprimir bilhetes de embarque, mas também as etiquetas que são colocadas nas malas.
Apesar de apresentar todas essas vantagens, muita gente reclama da durabilidade das impressões feitas a partir deste método. É comum que elas se apaguem em pouco tempo, muitas vezes acarretando problemas em sua leitura. Mas, no geral, isso acontece porque o papel não é armazenado corretamente.
Como a superfície do papel é termossensível, se ele ficar exposto a luz e calor, é provável que ele reaja ao ambiente, fazendo com que o que está escrito se apague. Água, óleos, substâncias químicas, materiais plásticos e a fricção com outros papéis ou objetos também podem fazer com que a superfície do papel reaja, apagando a impressão.
O contato da superfície do papel com qualquer um destes elementos, mesmo que por pouco tempo, pode fazer com que ele comece a se apagar imediatamente. Por isso, se você precisa conservar uma impressão térmica, o ideal é armazená-la o quanto antes longe destes elementos e num local em que o papel não fique em contato direto com outras superfícies.
Fonte: RMS.
Recomenda-se que as impressões térmicas, como cupons fiscais, comprovantes de pagamento e extratos de banco, por exemplo, sejam armazenadas em envelopes de papel, longe de luz, umidade, óleos, substâncias químicas, solventes, dentre outros. Isso certamente fará com que a impressão dure muitos anos.
Agora que você já sabe mais sobre as impressoras térmicas, o material que ela emite, e suas vantagens, já pode começar a usá-la para vários tipos de impressões na sua empresa.