Entender como ser mais sustentável no ambiente de trabalho se tornou uma das pautas mais importantes com o crescimento da sustentabilidade como tema de discussão entre a população. Para isso, diversas inovações foram lançadas e novas metodologias de interação profissional também.
Mas e você, sabe quais são as principais formas de ser mais sustentável no ambiente de trabalho? Se a resposta for negativa, não se preocupe. Neste artigo, a gente vai destacar as principais dicas e orientações, cada uma relativa a um segmento ou categoria e, claro que uma das principais é, sem dúvidas, a economia com impressão, tinta e papéis.
Quer saber mais sobre o tema? Então não perca essa oportunidade e aproveite o conteúdo abaixo. Fizemos um artigo especial para você pensando, justamente, em tirar as dúvidas e apresentar as melhores formas de ser mais sustentável no ambiente de trabalho. Confira!
Como ser mais sustentável no ambiente de trabalho
Como citamos acima, o crescimento exponencial das discussões sobre sustentabilidade e meio ambiente deu início a uma gama de buscas e elaboração de estratégias de como ser sustentável em diversos aspectos da vida.
Há quem busque sustentabilidade por meio do consumo de alimentos veganos e com embalagens não poluentes. No entanto, sem dúvidas, o principal segmento que ganhou essas estratégias foi o ambiente organizacional.
Por isso, separamos 4 dicas incríveis que te ajudarão a investir na sustentabilidade e, ao mesmo tempo, te ajudarão a evitar gastos desnecessários da empresa, o que valoriza a economia e o ganho capital também, além de contribuir para a imagem da marca.
Invista no papel reciclado
É claro que pequenas, médias e grandes empresas fazem muito uso de papel a todo o tempo, principalmente quando se trata de escritórios como os que costumamos ver nos grandes centros urbanos.
Dessa forma, uma boa maneira de ajudar na sustentabilidade é investindo em papéis reciclados. Na verdade, essa prática é extremamente assertiva e causa grande impacto, já que os papéis estão na lista dos materiais mais usados por uma empresa.
Cartuchos recarregáveis surgem como ótima solução
Você sabia que os cartuchos de tintas usados nas impressoras são responsáveis por grande parte da poluição no mundo. Isso porque sua composição não é fácil de se degradar no meio ambiente e, ao usar muito a impressora, uma empresa aumenta o número de cartuchos descartados no meio ambiente, o que piora a situação atual.
Por isso, podemos aconselhar o uso de cartuchos recarregáveis, uma vez que isso ajuda a diminuir o número de cartuchos descartados no meio ambiente e, de certa forma, freia o crescimento atual deste descarte ambiental.
Economize a energia do seu equipamento de impressão
Economizar energia também é uma ótima forma de praticar ideais de sustentabilidade. Dessa forma, você pode começar economizando com as impressoras, já que elas são responsáveis por grande parte do consumo de energia nas empresas. Não sabe como fazer isso? Temos um artigo completo para te ajudar.
Imprima o necessário
Parece uma opção óbvia, mas nem todas as pessoas sabem o que é, de fato, necessário imprimir. Por isso, acabam gastando muito mais papel do que deveriam e, assim, contribuindo contra a sustentabilidade.
Uma dica valiosa, além de imprimir o necessário, pode ser usar fontes pequenas e que demandem menos espaço, assim você consegue compactar seu documento e, por consequência, usa menos papel para tê-lo em mãos.
Agora que você já sabe como ser mais sustentável no ambiente de trabalho, conte com a Max Quality para te ajudar. Nós contamos com diversos serviços ligados ao ramo de impressão, principalmente locação de impressoras, serviços para a área médica e gerenciamento de impressão.
Quer saber mais? Entre em contato conosco e faça já o seu orçamento.